O presidente Altir Paludo e o vice-presidente Ademir Roque Sander, os diretores Paulo Lindermann e Fernando Biffi de Moura e associados do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC) participaram, na última semana do CONAMI 2015 - Congresso Nacional do Mercado Imobiliário, realizado em Florianópolis - SC. Representantes de 50 cidades de 18 Estados brasileiros prestigiaram o evento, que contou com palestrantes renomados, nacional e internacionalmente e mais de mil participantes.
Considerado o mais importante evento empresarial do segmento no País, esta edição esclareceu questões como a situação atual do mercado, perspectivas para o futuro e experiências bem sucedidas que podem ajudar no desenvolvimento do setor, mesmo em um momento de crise da economia.
Paludo ressaltou que a programação do CONAMI 2015 foi impecável e trouxe diversos assuntos de relevância e atualidade para o segmento imobiliário do Brasil. Foi uma oportunidade essencial para discutirmos o momento que o mercado de vendas e locação de imóveis vive no País. As informações que recebemos aqui contribuíram para o ânimo nos negócios, afirmou.
Entre as palestras destacadas pelos empresários de Chapecó que prestigiaram o evento, esteve a dos principais executivos do IREM (Institute of Real Estate Management), Lori Burger e Russel Salzman, que abordaram como os Estados Unidos enfrentaram a crise econômica que fez com que o valor dos imóveis caísse sensivelmente o conhecido estouro da bolha imobiliária. Entre as soluções, foram destacados o enaltecimento de valores éticos, justos e consistentes, incentivo à tecnologia e educação e, sobretudo, reconhecer que durante as crises é que surgem as oportunidades. Russel observou que O pessimista reclama do vento, o otimista para que o vento mude e o realista ajusta as velas.
Também ressaltaram a palestra com a filósofa Dulce Magalhães, que teve como tema O foco define a sorte. Dulce sustentou que a mudança de paradigmas na nossa cultura é preponderante para que tenhamos uma vida mais feliz e criativa. A palestrante explicou que precisamos nos transformar para que o mundo ao nosso redor se modifique.
Estamos cientes de que, até 2030, a tendência do mercado imobiliário é crescer, tanto em investimentos nacionais quanto vindos do exterior, lembrou Paludo ao apontar que investidores do exterior têm procurado adquirir imóveis aqui. Se eles investem no Brasil, é porque acreditam no nosso potencial mercadológico. Precisamos nos conscientizar de que estamos enfrentando uma fase difícil, mas que ela irá passar, assegurou.
O 18º Conami é organizado pelo Secovi de Florianópolis e Tubarão, com apoio dos Secovis de todo o Brasil, da Fecomércio-SC e CRECI-SC.