Postado em 24 de Fevereiro de 2017 às 16h24

Mercado imobiliário forte é essencial para o crescimento do País

Imóveis (10)Tendências (5)Mercado Imobiliário (21)Salão do Imóvel (18)Palestras (8)

Mais de 450 pessoas, entre construtores, corretores, correspondentes da CAIXA, acadêmicos de áreas afins e parceiros, prestigiaram o Seminário CAIXA de Negócios Imobiliários, realizado nessa semana, em Chapecó. A palestra foi conduzida pelo diretor nacional de habitação da CAIXA, Paulo Antunes de Siqueira.

Siqueira apresentou uma análise macroeconômica e trouxe dados que comprovam que o segmento que merece investimentos e é essencial para que o Brasil tenha um retorno rápido e no menor tempo possível é o setor da Construção Civil. Segundo o diretor, R$ 301 bilhões do FGTS serão alocados para financiamento da construção civil e infraestrutura até 2019, o que vai dar um impacto positivo e animador na economia. “No Brasil, foram feitas aproximadamente 80 milhões de simulações habitacionais nos últimos 12 meses no site da CAIXA. Isso comprova que temos quem precisa de imóveis e pode financiar, temos quem pode produzi-los com qualidade e temos recursos disponíveis. Precisamos estar seguros para que os negócios aconteçam”, afirma.

O diretor da CAIXA defende que não há como um País crescer sem um mercado imobiliário atuante e é responsabilidade de todos agirem para a retomada da segurança dos agentes de desenvolvimento de todos os setores. Siqueira falou ainda sobre alguns clichês divulgados e que geram o sentimento de incerteza e insegurança no setor da construção e comércio de imóveis. Ele desconstruiu essas ideias alegando que não é correto replicá-las por não haver parâmetros que as sustentem, a exemplo da bolha imobiliária. “O fenômeno da bolha imobiliária nunca esteve perto de ser realidade do Brasil, mas mesmo assim alarmou muito quando, equivocadamente, este termo foi propagado”, relata.

O presidente do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC),Ricardo Lunardi, ressalta que uma das características que garante a pujança da região Oeste é juntar esforços por meio do associativismo, como vem sendo feito junto ao Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste (Sinduscon), Prefeitura Municipal de Chapecó, CAIXA e demais parceiros/entidades. “Chapecó fornece, em média, mais de 1 milhão de alvarás de habite-se e de construção e liberação de mais de mil lotes por ano. Isso demonstra nosso potencial. Além disso, estamos engajados na ascendência destes negócios e no fomento imobiliário, mas sempre pensando num crescimento sustentável para um desenvolvimento ordenado”, garante.

André Badalotti Passuello, presidente do Sinduscon, em nome da classe da construção civil, fez reivindicações referentes a situação dos valores limites de avaliação de R$ 95.000,00 para imóveis nas regiões metropolitanas, o que tem inviabilizado as construções nestas cidades, comprometendo a economia e o sonho da casa própria. Também questionou a mudança repentina dos critérios para execução das obras e aceitação dos imóveis como garantia. “Estes fatores têm prejudicado muito a atuação das empresas, que se veem inseguras na elaboração e concretização dos empreendimentos”, relata.

A vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e delegada do Sinduscon, Bárbara Paludo, diz se orgulhar do Estado que representa e reforça a reivindicação de Passuello. “Muitas das nossas micro, pequenas e médias empresas estão passando por sérias dificuldades. Precisamos tomar posição e voltar a investir no nosso segmento, pois é o setor da Construção Civil que reage mais rapidamente no mercado, com criação de empregos e renda”, afirma. 

Veja também

HORA DE REALIZAR O SONHO DA CASA PRÓPRIA PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA VIABILIZA AQUISIÇÃO DO PRIMEIRO IMÓVEL 18/05/16No 12º Salão do Imóvel, Caixa Econômica Federal financia com novas regras do Minha Casa Minha Vida Mais de 5 mil visitantes-compradores são esperados durante os três dias de realização do 12º Salão do Imóvel e Feirão CAIXA, que inicia nesta sexta-feira (20) e segue até domingo (22). Consolidado como maior evento do segmento imobiliário no Oeste de Santa Catarina, esta edição reunirá 15 imobiliárias que ofertarão......
CONSTRUIR OU COMPRAR? TIRE SUAS DÚVIDAS NO SALÃO DO IMÓVEL E FEIRÃO CAIXA10/05/16Entre as novidades deste ano está a participação de profissionais que esclarecerão dúvidas de quem pensa em construir um imóvel A 12ª edição do Salão do Imóvel e Feirão Caixa da Casa Própria, que ocorrerá na próxima semana, de 20 a 22 de maio, trará como diferencial a participação da Obrax Engenharia,......

Voltar para (Notícias)

SECOVI OESTE/SC (49) 3328 3010