Geração Y é a que mais procura imóvel na internet, aponta pesquisa do portal VivaReal
Estudo também apontou a localização do imóvel como fator unânime entre as gerações na hora de escolher o novo lar
Existem muitas diferenças entre as gerações, o que valorizam, como trabalham, como se relacionam e até mesmo como buscam uma nova casa. Pensando nisso, o VivaReal, portal de anúncios de imóveis líder no Brasil, realizou uma pesquisa com sua base de usuários para compreender como as gerações Y (18 a 35 anos), X (36 a 50 anos) e Baby Boomers (51 a 69 anos) se comportam na hora de buscar um novo imóvel na internet.
O levantamento foi feito com pessoas das três gerações que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações que os levam a encontrar um novo lar, assim como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.
A pesquisa mostrou que a Geração Y é a que mais busca imóveis online (55%). A maioria dos entrevistados desta geração está em busca do primeiro imóvel (50%), mas quando comparados às outras gerações, são os que mais procuram imóveis para aluguel (34%). Possuem preferência por imóveis de 2 quartos e são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar, – 40% consideram 3 meses um tempo suficiente para escolher um imóvel – mas admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.
Quando comparamos as gerações X e Baby Boomers, as diferenças diminuem. Representando 45% do público do portal, essas gerações se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de 2 e 3 dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando 6 meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal. Apesar das diferenças, alguns pontos são similares. Os Baby Boomers são os mais preocupados com a localização e bairro, no entanto essa ainda é uma preocupação de todas as gerações “Localização sempre foi um ponto de atenção quando falamos em busca de imóveis, mas a geração Y costuma ser mais flexível e abre mão de localização por outros motivos, seja ele financeiro ou pelos serviços oferecidos no condomínio”, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de Produto do VivaReal.
Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores, 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação. “A escolha do e-mail como meio de comunicação preferido dos entrevistados mostra que os consumidores estão cada vez mais conectados e que o mercado precisa se adaptar para atender melhor a esse público”, completa Iannuzzi.
Fonte: Portal VGV
Veja também
Diretores do Secovi-Oeste/SC participam de congresso nacional do setor imobiliário - 18º CONAMI08/Out/201508/10/15há 10 anos Quinta-feira, 08 de Outubro de 201508/10/2015O presidente Altir Paludo e o vice-presidente Ademir Roque Sander, os diretores Paulo Lindermann e Fernando Biffi de Moura e associados do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC) participaram, na última semana do CONAMI 2015 - Congresso Nacional do Mercado Imobiliário, realizado em Florianópolis - SC. Representantes de 50 cidades de 18 Estados brasileiros prestigiaram o......
SECOVIS PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 12/Ago/201612/08/16há 9 anos Sexta-feira, 12 de Agosto de 201612/08/2016Prezados Senhores, Integrando expressiva representação de todo empresariado da cadeia produtiva da habitação, que esteve no Palácio do Planalto levando manifestação de apoio ao Presidente interino Michel......
Fase 3 do Minha Casa, Minha Vida terá mais uma faixa de financiamento22/Jun/201522/06/15há 10 anos Segunda-feira, 22 de Junho de 201522/06/2015O Programa Minha Casa, Minha Vida será aperfeiçoado na sua terceira fase, prevista para ser lançada até o fim de 2015, disse hoje (16) o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Nelson Barbosa, após......