Postado em 22 de Junho de 2015 às 15h11

Geração Y é a que mais procura imóvel na internet, aponta pesquisa do portal VivaReal

Estudo também apontou a localização do imóvel como fator unânime entre as gerações na hora de escolher o novo lar

Existem muitas diferenças entre as gerações, o que valorizam, como trabalham, como se relacionam e até mesmo como buscam uma nova casa. Pensando nisso, o VivaReal, portal de anúncios de imóveis líder no Brasil, realizou uma pesquisa com sua base de usuários para compreender como as gerações Y (18 a 35 anos), X (36 a 50 anos) e Baby Boomers (51 a 69 anos) se comportam na hora de buscar um novo imóvel na internet.

O levantamento foi feito com pessoas das três gerações que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações que os levam a encontrar um novo lar, assim como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.

A pesquisa mostrou que a Geração Y é a que mais busca imóveis online (55%). A maioria dos entrevistados desta geração está em busca do primeiro imóvel (50%), mas quando comparados às outras gerações, são os que mais procuram imóveis para aluguel (34%). Possuem preferência por imóveis de 2 quartos e são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar, – 40% consideram 3 meses um tempo suficiente para escolher um imóvel – mas admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.

Quando comparamos as gerações X e Baby Boomers, as diferenças diminuem. Representando 45% do público do portal, essas gerações se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de 2 e 3 dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando 6 meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal.
Apesar das diferenças, alguns pontos são similares. Os Baby Boomers são os mais preocupados com a localização e bairro, no entanto essa ainda é uma preocupação de todas as gerações “Localização sempre foi um ponto de atenção quando falamos em busca de imóveis, mas a geração Y costuma ser mais flexível e abre mão de localização por outros motivos, seja ele financeiro ou pelos serviços oferecidos no condomínio”, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de Produto do VivaReal.

Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores, 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação. “A escolha do e-mail como meio de comunicação preferido dos entrevistados mostra que os consumidores estão cada vez mais conectados e que o mercado precisa se adaptar para atender melhor a esse público”, completa Iannuzzi.

Fonte: Portal VGV

Veja também

12º SALÃO DO IMÓVEL E FEIRÃO CAIXA - PALESTRA APRESENTA BONS MOTIVOS PARA INVESTIR EM CHAPECÓ 12/05/16Palestra da Unochapecó, em parceria com o Secovi-Oeste/SC, visa potencializar os negócios apresentando dados cruciais para quem pensa em investir no município O Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) promoverão, na próxima quarta-feira (18 de maio), a palestra “Bons motivos para investir em Chapecó”, que será proferida pelo professor Márcio Paixão, vice-reitor de planejamento e desenvolvimento da......
Inauguração da Nova Sede do CRECI/SC03/09/18 Secovi Oeste presente no evento de inauguração da nova sede do CRECI/SC que ocorreu nos dias 27 e 28/08/2018....

Voltar para (Notícias)

SECOVI OESTE/SC (49) 3328 3010