Geração Y é a que mais procura imóvel na internet, aponta pesquisa do portal VivaReal
Estudo também apontou a localização do imóvel como fator unânime entre as gerações na hora de escolher o novo lar
Existem muitas diferenças entre as gerações, o que valorizam, como trabalham, como se relacionam e até mesmo como buscam uma nova casa. Pensando nisso, o VivaReal, portal de anúncios de imóveis líder no Brasil, realizou uma pesquisa com sua base de usuários para compreender como as gerações Y (18 a 35 anos), X (36 a 50 anos) e Baby Boomers (51 a 69 anos) se comportam na hora de buscar um novo imóvel na internet.
O levantamento foi feito com pessoas das três gerações que acessaram o portal para comprar ou alugar imóveis durante o último semestre e teve o objetivo de identificar quais são as principais motivações que os levam a encontrar um novo lar, assim como os fatores mais importantes que influenciam o processo de escolha.
A pesquisa mostrou que a Geração Y é a que mais busca imóveis online (55%). A maioria dos entrevistados desta geração está em busca do primeiro imóvel (50%), mas quando comparados às outras gerações, são os que mais procuram imóveis para aluguel (34%). Possuem preferência por imóveis de 2 quartos e são mais impacientes quanto ao tempo para escolher um novo lar, – 40% consideram 3 meses um tempo suficiente para escolher um imóvel – mas admitem não conhecer os processos de compra e aluguel.
Quando comparamos as gerações X e Baby Boomers, as diferenças diminuem. Representando 45% do público do portal, essas gerações se interessam majoritariamente por comprar um imóvel, tendo preferência por aqueles de 2 e 3 dormitórios. Buscam por imóveis maiores em bairros mais valorizados, além de serem mais informados sobre o processo de compra e aluguel. Eles tendem a ser mais pacientes e seletivos, considerando 6 meses um tempo adequado para tomar uma decisão em relação ao imóvel ideal. Apesar das diferenças, alguns pontos são similares. Os Baby Boomers são os mais preocupados com a localização e bairro, no entanto essa ainda é uma preocupação de todas as gerações “Localização sempre foi um ponto de atenção quando falamos em busca de imóveis, mas a geração Y costuma ser mais flexível e abre mão de localização por outros motivos, seja ele financeiro ou pelos serviços oferecidos no condomínio”, explica Rodrigo Iannuzzi, vice-presidente de Produto do VivaReal.
Outro ponto também se destacou no estudo e foi unanimidade entre as gerações. Quando perguntados sobre a melhor forma para ter um retorno de imobiliárias e corretores, 87% dos entrevistados consideram o e-mail o melhor meio de comunicação. “A escolha do e-mail como meio de comunicação preferido dos entrevistados mostra que os consumidores estão cada vez mais conectados e que o mercado precisa se adaptar para atender melhor a esse público”, completa Iannuzzi.
Fonte: Portal VGV
Veja também
SECOVI-OESTE/SC INTEGRA REUNIÃO ESTADUAL DOS SINDICATOS DA HABITAÇÃO, EM CRICIÚMA 22/Nov/201622/11/16há 8 anos Terça-feira, 22 de Novembro de 201622/11/2016O assessor jurídico do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC), Daniel Maggioni, participou recentemente de reunião dos presidentes dos Secovis de Santa Catarina, na qual representou o presidente do Secovi-Oeste/SC, Ricardo Lunardi. A reunião tratou do selo de qualidade para imobiliárias e condomínios, prestação de contas do Portal Chave......
SINDUSCON/OESTE E PREFEITURA DE CHAPECÓ APOIAM REALIZAÇÃO DO SALÃO DO IMÓVEL 201701/Nov/201601/11/16há 8 anos Terça-feira, 01 de Novembro de 201601/11/2016O Sindicato da Indústria da Construção e de Artefatos de Concreto Armado do Oeste de Santa Catarina (Sinduscon/Oeste) e a prefeitura de Chapecó sinalizaram apoio para a realização do 13º Salão do......
Associabilidade garante a manutenção das atividades do Secovi-Oeste/SC07/Abr/202207/04/22há 3 anos Quinta-feira, 07 de Abril de 202207/04/2022O ano de 2021 foi marcado pela alta da Selic depois de cerca de quatro anos em queda. Em 2022, a previsão é passar por novas altas e atingir ao final do ano 11,50%, segundo projeção do Relatório de Mercado Focus, do Banco......