Postado em 15 de Abril de 2016 às 14h42

IMOBILIÁRIAS APOSTAM EM PLATAFORMAS SOCIAIS PARA AGRADAR CLIENTES

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As rotinas diárias, sejam no trabalho, com a família ou devido aos estudos acabam por dificultar visitas às imobiliárias. Com o objetivo de aproximar os clientes e facilitar o processo de negociação e esclarecimento na hora de investir em imóveis, imobiliárias têm apostado em novos canais de comunicação como, por exemplo, o aplicativo WhatsApp.

O presidente do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC), Ricardo Lunardi, explica que muitas vezes o cliente obtém informações através dos sites, mas isso não é o bastante. “Nem sempre o cliente optará pela ligação direta como forma de esclarecer a dúvida, seja para locação ou venda. Pelo WhatsApp, a conversa pode se estender e, ainda que ele se esqueça de perguntar algo sobre o imóvel, não precisará ir até a imobiliária ou mesmo ligar novamente, estreitando a comunicação com o corretor”, comenta.

Foi pensando nisso que o empresário e proprietário da Firme Negócios Imobiliários, Júlio Merigo, optou por disponibilizar a ferramenta, desde a abertura de sua empresa, em 2012. “Quando se trabalha em um ramo onde há muita concorrência, todas as formas de divulgação são válidas. Implantamos o serviço pelo aplicativo logo no início, quando estava em plena ascensão e, hoje, atendemos em média 480 clientes por mês que nos procuram para solicitar informações de imóveis de locação. Os corretores de venda atendem cerca de 30 clientes cada e, temos ainda os clientes já fidelizados, que recebem informações sobre novos empreendimentos pelo aplicativo”, explica.

Merigo enfatiza que a ferramenta se tornou essencial, comparando seu grau de importância ao uso de e-mails. “O aplicativo tem sido essencial não apenas no processo de negociação, mas também de pesquisa de satisfação dos clientes da Firme. Além disso é um canal importante para divulgarmos promoções, felicitações e alusões à datas comemorativas, por exemplo”, relata.

“O WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de bate-papo e se tornou uma ferramenta de negócios”, assegura o diretor da Imobiliária Nostra Casa, Daví Barela Dávi. “No setor de locação utilizamos o WhatsApp há aproximadamente um ano, tendo em torno de 20 novos contatos por dia via aplicativo. Destes, 80% dos atendimentos seguem até o fechamento da locação”, expõe.

No setor de vendas, Dávi conta que o aplicativo é utilizado por todos os corretores e só trouxe benefícios, pois impulsiona a negociação. Ele afirma que, muitas vezes, é muito mais fácil que o cliente visualize uma mensagem do que atenda o celular, por exemplo, o que lhe dá a conveniência de poder ler e responder assim que puder. “Outra vantagem é que todas as mensagens ficam registradas, podendo ser impressas e anexadas a documentação do contrato, diferente da negociação feita verbalmente ou por telefone. O uso do WhatsApp tem nos mostrado um novo rumo dentro do mercado digital. Com esta ferramenta estreitamos o relacionamento com nossos clientes e potencializamos os resultados”, garante o diretor.

“As imobiliárias que oferecem este serviço precisam, no entanto, estar atentas à qualidade do atendimento. Se a ferramenta não corresponder à expectativa – que em geral é de um atendimento ágil e objetivo – o cliente poderá se frustrar, e isso põe em cheque a credibilidade da empresa. Devemos ter clareza de que, apesar de ser um canal alternativo, o cliente em potencial é o mesmo”, enfatiza Lunardi.

  • Imobiliárias aderem ao WhatsApp como estratégia de comunicação com clientes.
    Imobiliárias aderem ao WhatsApp como estratégia de comunicação com clientes.
  • Empresário e proprietário da Firme Negócios Imobiliários, Júlio Merigo, utiliza a ferramenta desde que abriu a empresa.
    Empresário e proprietário da Firme Negócios Imobiliários, Júlio Merigo, utiliza a ferramenta desde que abriu a empresa.
  •  Diretor da Imobiliária Nostra Casa, Daví Barela Dávi explica que WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de bate-papo e se tornou uma ferramenta de negócios.
    Diretor da Imobiliária Nostra Casa, Daví Barela Dávi explica que WhatsApp deixou de ser apenas um aplicativo de bate-papo e se tornou uma ferramenta de negócios.

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