Postado em 15 de Março de 2016 às 17h07

NOVO INCENTIVO DA CAIXA BENEFICIARÁ NEGÓCIOS DE IMÓVEIS USADOS

Institucional (56)Eventos (12)Imóveis (9)

A partir de quinta-feira (24), o limite para financiamento de imóveis usados (valor máximo de até R$ 650 mil) passará de 50% para 70%, pela Caixa Econômica Federal. A medida servirá de incentivo para quem busca investir em um imóvel próprio ainda neste ano.

O presidente do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC), Ricardo Lunardi, explica que muitos clientes estavam com dificuldade, pois não dispunham de metade do valor para dar de entrada na compra do imóvel. Esse fator dificultava muito a vida de investidores e vendedores de imóveis.

“Ninguém vai conseguir investir em um novo imóvel se não conseguir vender o antigo, o que inviabiliza algumas transações imobiliárias. Além disso, para quem paga aluguel ficará muito mais fácil já que o valor da entrada diminuiu e as parcelas restantes poderão ser pagas em mensalidades, por até 30 anos, com taxas de juros entre 7,85% e 8,85% ao ano”, afirma.

A forma mais escolhida para financiamento de imóvel é pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Por esse sistema, a Caixa, por exemplo, financia até 80% do valor para imóvel novo e de até 70% para imóvel usado.

Para saber se esse tipo de financiamento cabe no bolso do mutuário, há um detalhe importante: o valor da prestação não pode ser maior que 30% da sua renda familiar bruta. Já no outro sistema, o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), a quota é até 60% para imóvel novo e de 50% para usados. As taxas de juros vigentes na Caixa variam de 9,5% ao ano até 9,9% ao ano, no SFH, e de 11,00% ao ano até 11,50% a.a, no SFI.

“Esperamos que, com essa medida, o cliente possa investir com mais segurança no imóvel que está buscando. Para contribuir neste sentido, as imobiliárias também estão trabalhando com propostas e valores adequados ao mercado atual, além de contarem com uma equipe preparada para atender as necessidades do cliente da melhor forma possível”, realça Lunardi.

Veja também

Voltar para (Notícias)

SECOVI OESTE/SC (49) 3328 3010