Postado em 29 de Maio de 2016 às 13h47

SECOVI-OESTE/SC FORTALECE ATUAÇÃO COM REUNIÕES ESTRATÉGICAS

Institucional (56)

O Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC) vem ampliando potencialmente sua atuação e fortalecendo a representatividade em âmbito estadual a partir de reuniões estratégicas com entidades, poder público e demais sindicatos do mercado imobiliário que atuam no Estado. Neste mês de abril, diretores da entidade se reuniram com o poder legislativo estadual e também participaram de reunião com representantes dos demais SECOVIS de Santa Catarina.

Em reunião com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Alesc), Gelson Merísio, em Florianópolis, o vice-presidente do Secovi-Oeste/SC, Paulo Jorge Lise, o diretor do Secovi-Oeste/SC e de parcelamento do solo e meio ambiente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), Ademir Roque Sander e o assessor jurídico dos SECOVIs do Estado, Guilherme Dallacosta, trataram sobre o projeto de lei (PL) “Lei de Responsabilidade Territorial” para Santa Catarina, de autoria dos seis SECOVIs Estaduais e do CRECI/SC.

O projeto de lei visa disciplinar a ocupação territorial catarinense conforme atribuição constitucional prevista no artigo 24 da Constituição Federal e passará pela análise do assessor jurídico do deputado Gelson Merísio, Carlos Diego de Araujo. Após, será apresentada pelo deputado para votação na ALESC.

Dallacosta esclarece que “o PL busca melhorar a segurança jurídica na ocupação das cidades e na implantação de empreendimentos, principalmente para garantir qualidade de vida e detalhamento da aplicabilidade de temas específicos, respeitando a autonomia dos municípios”.

”Representantes de entidades do ramo imobiliário também estiveram presentes na reunião: vice-presidente para urbanização pública e parcelamento do solo do Secovi Florianópolis, José Bitencourt Furtado, diretor tesoureiro do CRECI/SC, Fernando Osvaldo Braga Moreira, Carlos Josué Beims representando o presidente do CRECI/SC, o assessor jurídico Thiago Martins e o assessor jurídico da Fecomércio representando os demais SECOVIs do Estado.

Legislações urbanísticas e ambientais


Representantes do Grupo de Trabalho do Comitê Jurídico e Ambiental dos SECOVIs de Santa Catarina e CRECI-SC estiveram reunidos, em Joinville, para estudar as legislações urbanística e ambiental de Santa Catarina e do Brasil. Foram tratados temas como a tramitação e conteúdo do PL da Responsabilidade Territorial de Santa Catarina, feita a análise de projetos de leis Estaduais, Federais e Municipais que estão em tramitação e impactam o mercado imobiliário e aos consumidores, sobre as alterações no Código de Normas da Corregedoria de Santa Catarina, a resolução CONSEMA, sobre as Atividades Poluidoras em tramitação no órgão, o parecer Jurídico FATMA nº 43/2015, sobre problema das anuências entre os órgãos ambientais e o IBAMA em empreendimentos. Também foi debatido sobre o parecer e esclarecimento da reserva legal em áreas urbanas e o CAR, além da anuência do Ministério Público em Processos de Parcelamento do Solo Urbano em Santa Catarina.

O vice-presidente, Paulo Jorge Lise, representou o Secovi-Oeste/SC na reunião e ressalta que é essencial à entidade acompanhar de perto os trâmites legislativos e, desta forma, contribuir para as melhorias na sociedade. “É uma forma de ampliar a segurança jurídica dos processos de ocupação das cidades e na implantação dos empreendimentos”, explica.

Participaram da reunião o diretor do Secovi-Oeste/SC e de Parcelamento do Solo e Meio Ambiente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (CRECI/SC), Ademir Roque Sander, o assessor jurídico da Fesecovi, Francisco de Assis Rosa, representantes da Associação de Loteadores de Joinville (Aloj), o assessor jurídico da Fecomércio, Thiago Martins representando os SECOVIs de Balneário Camboriú e Florianópolis, assessor jurídico do Secovi Sul de Criciúma, Alexandro Macedo Vieira, o assessor jurídico do Secovi Blumenau, Marco Antonio Felisberto e os assessores jurídicos Guilherme Dallacosta e Alini Masson.

Veja também

PÓS EM GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS 10/03/16 Pós graduação em gestão de negócios imobiliários Destaque-se neste mercado! ESTA ESPECIALIZAÇÃO VISA FORMAR PROFISSIONAIS COM CONHECIMENTO EM GESTÃO DE NEGÓCIOS IMOBILIÁRIOS, CAPAZES DE ATUAR DE FORMA EMPREENDEDORA, EMPREGANDO OS MODELOS INOVADORES DE GESTÃO, COM BASE EM PARÂMETROS RELEVANTES PARA ATENDER AS......

Voltar para (Notícias)

SECOVI OESTE/SC (49) 3328 3010