Postado em 21 de Outubro de 2019 às 14h29

Presidente do Secovi participa da inauguração da Aurora

O presidente do Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi-Oeste/SC), Ademir Roque Sander, participou da solenidade de inauguração do Frigorífico Aurora Chapecó 1 (Fach 1), que está dentro das comemorações do 50º aniversário de fundação da Aurora Alimentos, terceiro grupo brasileiro do setor de proteína animal.
Após obras para dobrar a capacidade e um investimento de R$ 268 milhões, inaugurou na tarde da terça-feira, 15 de outubro, o Frigorífico Aurora Chapecó 1 (Fach 1), na rua Aury Luiz Bodanese, no bairro Efapi, em Chapecó (SC). Integrante do conglomerado agroindustrial Cooperativa Central Aurora Alimentos, o Fach 1 se tornou a maior unidade industrial de processamento de suínos do Brasil. Passa a abater 10.000 cabeças por dia, e empregará cerca de 5,5 mil trabalhadores, gerando 221 produtos cárneos.
O Fach 1 é a única indústria brasileira que exporta carne suína in natura para os Estados Unidos. Também está habilitada para importantes mercados, como China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul e Chile, onde totaliza cerca de 20 países. O total de recursos aplicados no projeto global de ampliação de abates e industrializados na unidade Fach 1 foi de aproximadamente R$ 268 milhões, sendo 20% de capital próprio e 80% de capital financiado.
Em face dos investimentos, o número de trabalhadores diretos da unidade sobe dos atuais 3.000 para 5.480 empregados diretos. O incremento de produção se dará nas linhas de produtos já existentes: cortes congelados, linguiças frescais, salsichas, bisteca e mortadela.
Os principais reflexos se manifestam na duplicação da capacidade industrial instalada. O abate passa de 5.230 suínos/dia para 10.527 cabeças/dia, com incremento de 101,3%. O processamento mensal cresce na mesma proporção, de 109.830 suínos para 221.072 animais.
A operacionalização da capacidade ampliada inicia em outubro e atinge sua plenitude ? de 10.527 suínos por dia ? no primeiro semestre de 2020. Nesse estágio, o conglomerado Aurora Alimentos estará abatendo 25.000 cabeças por dia. A unidade vem incorporando importantes avanços tecnológicos, como o abate humanitário com o uso do gás CO2, a robotização da paletização de industrializados, a automação no processo de embalagem de linguiças frescais e a automação e robotização no cozimento de mortadela.

Veja também

Lunardi assume Secovi-Oeste propondo integração e ação regional31/05/16 Em concorrida solenidade que reuniu autoridades, empresários e profissionais de imprensa, nesta semana no Lang Palace Hotel, em Chapecó, tomou posse a nova diretoria do Sindicato da Habitação do Oeste (Secovi-Oeste/SC) para o período 2016/2017 tendo a frente o empresário Ricardo Lunardi. Em seu pronunciamento de posse, Lunardi disse que aceitou o desafio de presidir o......

Voltar para (Notícias)

SECOVI OESTE/SC (49) 3328 3010